Apoc. 17:3 Então o anjo me levou em espírito a um deserto, e vi uma mulher montada numa besta escarlate, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e tinha sete cabeças e dez chifres.

A Igreja Católica em Apocalipse 17
Texto original de Michael Scheiffer em http://www.aloha.net/~mikesch/
Traduzido e adaptado para o português por Eloy Arraes Vargas

 

A Cidade das Sete Colinas

O Vaticano esta confinado atualmente na Cidade de Roma a qual desde tempos imemoriais foi conhecida como a cidade das sete colinas.. Por um tratado com o governo italiano, varias outras propriedades da Igreja Romana, fora do Vaticano, são consideradas partes territoriais do Vaticano. Desde a fundação da Igreja , por São Pedro, a cidade de Roma tem sido o centro da cristandade. a cidade inteira é a diocese do Papa na condição de " Bispo de Roma"..

Procure em Source: The Catholic Encyclopedia, edited by Robert C. Broderick, Imprimatur of the Most Reverend William E. Cousins, Archbishop of Milwaukee, Nihil Obstat of the Reverend Richard J. Sklba, published by Thomas Nelson Publishers, copyright 1976, entry on Rome, pg. 529.

 

Tentativas Católicas de Refutação

REFUTAÇÃO

Muitas pessoas não percebem que a Cidade do Vaticano, construída na colina do Vaticano, não está em nenhuma das sete colinas pelas quais Roma é conhecida...., A sede da Igreja Católica - Cidade do Vaticano - esta do outro lado do Tibre, não em quaisquer das sete colinas. o Tibre formou um limite natural o qual limita a Roma antiga. As sete colinas estavam de um lado ( dentro dos muros da Cidade de Roma). A cidade do Vaticano não faz, tecnicamente, parte dela, ...

Procure em : Pope Fiction, by Patrick Madrid, (Fiction #7), ISBN 0-9642610-0-6, copyright 1999 Basílica Press, page 103.

 

Esse argumento do apologista católico Patrick Madrid não corresponde a verdade pois:

Roma, da mesma maneira que outras cidades da Europa, tem uma cidade fortificada em seu perímetro. Os muros originais da cidade dos Cesares, construídos entre 272 e 279 por Aureliano, não incluíam o Vaticano isto é verdade.

Não obstante, depois do saque da Basílica de São Pedro pelos sarracenos Muçulmanos em 846, as paredes da cidade foram consertadas, e aumentaram como uma medida defensiva, pelo Papa Leão IV. O Papa fortaleceu a colina do Vaticano contra ataques futuros incluindo-a dentro do perímetro da cidade recentemente fortalecida. Para honrar Leão IV o Vaticano, recentemente incluído, foi chamado de Cidade Leonina. Ainda podem ser vistos os restos das paredes defensivas ao redor do Vaticano e o resto da cidade de Roma ( veja foto ao lado).Assim sob o domínio da Roma eclesiástica o Vaticano foi incluído dentro das paredes que limitam Roma.

The city walls of Rome around the Vatican

 

 

 

 

  

 

Remnants of the fortress-like Leonine walls          

around the Vatican. Pubbliaerfoto, Milan

 

Source::star.gif (4793 bytes) I. Introduction, of the Catholic Encyclopedia online article on the Vatican

67. ... A mão de Deus, que guia o curso da história, colocou o trono de seu vigário na terra, na cidade de Roma a qual, a qual alem de ser capital do império romano, foi feita por Ele capital do mundo inteiro, porque Ele a tornou o assento de uma soberania que se estende além dos confins das nações e estados, abraça dentro de si mesmo todos os povos do mundo inteiro. A mesma origem e natureza divina desta soberania exigem, os direitos invioláveis de consciência de milhões de crentes de todo o mundo e que esta soberania sagrada não deve ser, nem tem que estar, sujeita a qualquer autoridade humana ou lei , embora aquela lei seja a que proclama certas fianças para a liberdade do Pontífice romano.

Procure por: Pope Pius XI, Encyclical Letter UBI ARCANO DEI CONSILIO (On the Peace of Christ in the Kingdom of Christ), December 23, 1922.

Note que Pio XI. reivindica soberania sobre todas as pessoas do mundo e diz que o seu trono esta na cidade de Roma!

 

A Basílica de Latrão - O Trono do Bispo de Roma

Apoc.13:2 ... e o Dragão ( Roma pagã) deu-lhe ( Roma Papal) seu poder , e seu trono e grande autoridade.

Alguns minutos de pesquisa revelarão que o Trono oficial do Bispo de Roma, o Papa, não é a Basílica de São Pedro, e sim a Catedral de São João Latrão, a qual esta a curta distancia do Coliseu e do Fórum de Roma, no lado oposto ao Vaticano, e localizado no monte Coelian (Celio) um dos sete montes de Roma, São João Latrão data desde o imperador Constantino, o qual doou o edifício para o Bispo de Roma no 4º século. . É a mais antiga Igreja da Cristandade e pode por isso reivindicar o título de Igreja Mãe.

 

A Enciclopédia Católica

Catedral
O trono de um bispo sempre fica situado no santuário contra a parede esquerda na igreja catedral da diocese. Cátedra é a palavra grega para uma cadeira ou trono da qual é derivada a palavra catedral.

A igreja de Latrão 

Oficialmente, a Igreja de São João Latrão, é a Catedral do bispo de Roma, o Papa. É considerada a igreja de mãe do mundo Cristão. A basílica, parte de uma doação da família de Laterani, foi apresentada para a Igreja em 311. É a mais velha das basílicas Cristãs e historicamente conhecida como a basílica de Constantino.

Procure em : The Catholic Encyclopedia, edited by Robert C. Broderick, Imprimatur of the Most Reverend William E. Cousins, Archbishop of Milwaukee, Nihil Obstat of the Reverend Richard J. Sklba, published by Thomas Nelson Publishers, copyright 1976, pages 98, 340.

 

 

St. John Lateran Cathedral

St. John Lateran Cathedral
©  Instituto Geographico De Agostini S.p.A. - Novara - 1962

Constantino deve tê-la dado ( Latrão) para a Igreja no tempo de Miltiades, não depois de 311. Naquela época era sempre o centro de vida Cristã dentro da cidade, a residência dos Papa e a catedral de Roma. A distinção posterior que ainda mantém, perdeu muito do que era no passado.

Source: 1913 Catholic Encyclopedia, article on  

St. John Lateran.

Quando o Papado voltou de Avignon para Roma, a administração da Igreja ficou situada no Vaticano, porém como a Catedral ( acento oficial) do Bispo de Roma - O Papa - o Latrão ainda é assim considerado hoje por ser considerado uma parte extraterritorial do Estado do Vaticano, tal como a Basílica de Santa Maria Maior ( Santa Maria Maggiore) a qual esta situada na colina Esquiline. Isso em resultado de um tratado assinado com o Estado Italiano em 1929 - Tratado de Latrão - que estabeleceu o estado diplomático do Vaticano como um Estado Soberano e independente, situação essa que tinha perdido quando em 1870 a Itália assumiu todos os territórios Papais. Veja - Tratado de Latrão - artigo 13. Lateran Treaty - Article 13.

Também tomado pela Itália em 1870, e não mais devolvido é o Palacio do Quirinal, o qual foi construído a partir de 1574 na Colina do Quirinal e foi residência oficial de mais de 30 Papas até ser tomado pela Itália, depois disso tornou-se então a residência oficial dos reis da Itália e desde 1947 tornou-se a residência dos presidentes italianos.

Basílica di San Giovanni in Laterano
Santa Maria Maggiore
Quirinal Palace
Rome's General Map

Hoje o Estado do Vaticano se estende por varias partes da Cidade de Roma. pode-se literalmente dizer que o Vaticano se espalha sobre as sete colinas da cidade de Roma, ou pode-se dizer que ele se encontra assentado sobre as sete colinas da cidade de Roma. Holy See

No link seguinte o leitor pode encontrar subsídios para esse entendimento,  Map of Rome (600K). Neste mapa turístico são vistos os muros da cidade de Roma, O Vaticano esta no canto esquerdo superior, Latrão esta no canto direito mais abaixo e Santa Maria Maggiore esta no centro, veja também um mapa atual de Roma on-line. O Latrão esta na seção C3, em baixo no canto direito. tanto no mapa mais antigo, como neste mais novo, o nome da colina " Celio" aparece acima a partir de Latrão entre Latrão e o coliseu.

Veja também em map of Rome online. Latrão esta em C3. em baixo no canto direito. Em ambos os mapas, o antigo e o moderno, o nome do monte e´ Celio e aparece entre Latrão e o coliseu.

Mais Refutações Católicas

Observe o que diz um estudioso católico em EWTN a respeito desse assunto, para refutar as teses protestantes de que a Igreja Católica esta descrita no livro do apocalipse.

Colin Donovan
Copyright 1999 by EWTN

... "As sete cabeças representam sete montes onde a mulher esta sentada" ,." Antes de tudo, nenhum Papa viveu ou teve o seu trono em nenhum dos sete montes de Roma, Estas colinas são pequenas elevações (Capitoline, Palatime, Esquiline, Aventine e 3 menores no centro de Roma) onde a religião e o governo pagão estavam situados. A Igreja Católica Romana tem sua sede na Catedral de Latrão e no Vaticano onde o Papa vive, o que não coincide com nenhuma das colinas .

Quoted from Whore of Babylon by Colin B. Donovan, STL,
in the
Frequently Asked Questions section of EWTN's site.

 

O Sr. Donavan, precisa investigar uma daquelas colinas, o Célio , ( Cælian), e a história de Latrão mais cuidadosamente. onde o Sr Donovan pensa que esta é a catedral oficial do Bispo de Roma? ele não disse, mas eu ouso dizer que com um especialista desses em um lugar proeminente nos meios católicos, não é de admirar que os Católicos conheçam tão pouco de sua história, pois qualquer enciclopédia pesquisada mostrara que há um erro na declaração dele.

A verdade está até mesmo disponível no próprio local a EWTN

 

IGREJAS DE ROMA:
A PRIMEIRA CATEDRAL DA CRISTANDADE.

June Hager

A primeira catedral da Cristandade e lar dos Papas por centenas de anos foi São João Latrão na colina Celio ( Caelian Hil )l.

São João Latrão é a mais antiga Catedral da Cristandade, construída pelo primeiro imperador cristão Constantino - o Grande, ela tornou-se a catedral e a residência dos Papas durante o primeiro milênio da história do cristianismo. ...

Procure em : February 1996 issue of Inside the Vatican.

Clique para retornar ao incio do artigo

5ª Parte  > AVANÇAR >>

Clique para retornar a capa de abertura do site

 Clique para retornar a capa de abertura do site

 


Internet Bereanos