VOCÊ SABE QUEM SÃO AS MERETRIZES?

AS MERETRIZES

Apocalipse 17:3–6 nós já estudamos este capítulo e vimos que esta mulher representa uma igreja. Esta mulher sentada numa besta é uma prostituta. A grande Babilônia representa a igreja romana.

Agora o versículo 5 nos chama a atenção para uma outra coisa. Quero fazer uma pergunta a você. Quantos caminhos existem na Bíblia para se chegar a Deus?

Um estreito e outro largo. Qual é o verdadeiro, o estreito ou o largo? Só o estreito. É o caminho que nos leva ao Céu, a eternidade.

A Bíblia diz que só existem dois caminhos. Não existem 3 caminhos e nem milhares de caminhos, só dois.

Agora quantas igrejas têm? São duas? Não, há milhares. Mas a Bíblia fala só de dois caminhos, um estreito e outro largo.

Mas se você for ver desde o livro de Gênesis, você vai perceber estes dois tipos de caminhos, numa linguagem muito variada dizendo assim: A luz e as trevas, neste contexto simbólico os dois caminhos, o estreito e o largo é Deus e o diabo.

Deus representa o caminho certo e o diabo o caminho errado e por ai vai. Abel e Caim. Abel representa o caminho estreito e Caim o caminho largo.

Você vai vendo estas diferenças na Bíblia. O trigo e o joio, vejam dois caminhos. O certo e o errado, o bom e o mal, Céu e inferno, justos e ímpios. E no Apocalipse? Quantas mulheres tem no Apocalipse? Duas em especiais, exceto as meretrizes.

Uma está no capítulo 12 e a outra está no capítulo 17.

A mulher do capítulo 12 representa a igreja verdadeira e a mulher do capítulo 17 a igreja falsa. Se só existem duas igrejas, uma verdadeira e outra falsa, porque então que existem milhares de igrejas?

Qual das religiões está no caminho certo e qual delas está no caminho errado?

Tem gente que diz assim: Para mim falou de Deus ta bom. Muitas pessoas pensam assim. Alguns dizem: Falam em Deus? Sim. Usam a Bíblia? Sim. Falam em Jesus? Sim.

Então ta bom, amém. Outros dizem: Esperem ai, política, futebol e religião não se discutem.

Isto precisa de uma explicação: Futebol não salva ninguém? Ou salva? E política? Isto não vai salvar ninguém. Agora religião salva.

No original, a palavra religião é uma ligação com Deus, a fé, a Bíblia, o plano da salvação ou perdição.

A religião tem a ver com a minha salvação? Tem, então eu devo discutir? Sim.

Discussão se pensa em brigar, mas discutir a religião tem haver com diálogos, arrazoar, questionar. Não é porque o fulano aparece por ai dizendo gritando, cantando expulsando, dando testemunho que você vai pensar que é verdadeiro.

Não porque aparece alguém por ai usando a Bíblia e dizendo que está certo, que vai dizer é de Deus, não.

É preciso questionar, examinar, perguntar se é verdade ou não é verdade.

Você tem que questionar, discutir. Porque quando Jesus voltar, não é pastor, não é padre, não é papa, não é ministros que vai salvar você.

Naquele dia é você e Deus e acabou. Naquele dia ninguém vai te defender dizendo: Ele seguiu errado porque eu ensinei errado para ele, ninguém vai assumir a culpa.

Quando Jesus Cristo voltar é você e Jesus Cristo.

Religião não é só vir aqui na igreja sentar ouvir um sermão e pronto. Tem que estudar a Bíblia, examinar se é assim mesmo, fazer como os Bereanos na época de Paulo. Ver Atos 17:1-5. Tem gente que freqüenta igreja a vida inteira e não muda de vida.

A igreja é um lugar onde Jesus, o Espírito Santo, faz uma obra de conversão. Ir a igreja é como recarregar a sua bateria.

A Bíblia nos mostra apenas dois caminhos, o certo e o errado. Cada igreja tem que estar nestes dois caminhos. Todos não podem estar no mesmo caminho porque ensinam e vivem coisas diferentes.

Todas as igrejas estão no caminho certo, então Jesus está errado. Se todas as igrejas estão no caminho certo, então Jesus está errado porque Ele falou sobre falsos profetas.

Jesus falou de pessoas que viriam em seu nome não sendo enviado por Ele. A Bíblia diz que a mulher do capítulo 17 é a mãe das meretrizes.

Quem são as meretrizes? Meretrizes são mulheres prostitutas tanto quanto a mãe. A mãe nós já estudamos quem é. Agora as meretrizes são as igrejas, igrejas evangélicas que apesar de serem evangélicas, são igrejas que tornaram-se prostitutas tanto quanto a mãe.

Prostituem a verdade, ensinando meias verdades que no fundo são mentiras. E a Bíblia fala disso detalhadamente.

Isaias 4:1 está falando de meretrizes.

É esquisito isso não? Vamos ler de novo.

O opróbrio é sinônimo de vergonha. Vamos fazer uma aplicação deste versículo para nosso estudo de hoje.

Aqui aparece o número 7. O apocalipse fala de 7 trombetas, 7 selos, Daniel fala de 7 semanas. O número 7 aparece com muita freqüência.

Lá fora o número sete é a conta do mentiroso, na Bíblia o número 7 é um número de Deus. Na Bíblia qual é a conta do mentiroso? O número 6. Os 666.

Biblicamente o número 7 é o número da perfeição de Deus. O número 7 é usado várias vezes como a perfeição de Deus. Neste caso eu não quero me deter no número, mas no que a Bíblia fala destas mulheres.

A Bíblia menciona mulheres e depois veja o que menciona.

Vamos ler. Diz que essas mulheres lançariam mão de um homem e comeriam do próprio pão. Pão neste caso representa doutrinas. O Verso continua:

E do que é nosso nos vestiremos. Vestido ai significa justiça, estilo de vida da pessoa. O versículo está dizendo assim:

Que mulheres lançariam mão de um homem e comeriam o próprio pão e termina dizendo: Queremos apenas ser chamada pelo teu nome.

Este versículo está dizendo de igrejas, igrejas que diriam assim para Jesus:

Oh Jesus nós queremos só o teu nome, só o teu nome, mas comer o nosso próprio pão e vestir o nosso próprio vestido.

Queremos só o teu nome, porque o teu nome é lindo é maravilhoso tem poder, ou seja, ter o teu nome mas praticar os nossos próprios ensinamentos e ensinar e viver a nossa própria doutrina. Jesus alarga esta idéia.

Vamos para Mateus e vamos ver que Mateus fala a mesma coisa de Isaias. Mateus 15:7 – Hipócritas.

O que significa hipócrita? Falsos, apresenta uma coisa mas é outra. Bem profetizou Isaias, onde que nós estávamos lendo agora a pouco.

Se você analisar a mesma coisa que falou Isaias está ai em outras palavras. Queremos só usar o teu nome, mas comer o nosso próprio pão e vestir o nosso próprio vestido.

Mas nós queremos que o Senhor nos ajude quando estivermos numa enrascada, mas queremos viver do nosso próprio modo.

Vamos ler novamente o verso 7, 8 e 9. Em vão me adoram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens. Veja só que vimos lá em Isaias, comeremos o nosso pão e vestiremos o nosso próprio vestido. Ensinando a própria doutrina, ensinando doutrina que são mandamentos de homens.

Mateus está falando de um povo, Mateus não está falando de uma pessoa só. Ele não está falando de 5 ou 6 pessoas, Mateus está falando de um povo. Está falando de muita gente.

Dizem este povo, esta gente, estas pessoas que adoram a Deus. No Entanto diz o Pai: Honram com os lábios, da boca para fora. Fora? Fora.

Não adianta nada nós ficarmos aqui dizendo: Glória a Deus, aleluia, glória a ti Oh Deus maravilhoso, ou orando a Deus com a boca, cantando, cantando, cantando e não colocarmos a nossa vida em ordem de acordo com a vontade de Deus.

Percebem, muitas pessoas estão honrando a Deus apenas com os lábios, da boca para fora e no versículo 9 a Bíblia fala bem acertadamente dizendo: Em vão me adoram, que mensagem direta!

Isto significa que há pessoas, existem pessoas que estão adorando a Deus, mas em vão.

Já pararam para pensar nisso, não é brincadeira. Em vão me adoram, ou seja, a pessoa usa a Bíblia vai a igreja aos sábados , domingos, segundas, terças, quartas e quintas, passam ali toda a semana, mas a Bíblia diz: Em vão me adoram.

É possível a pessoa ir a vida inteira a igreja e quando Jesus voltar ouvir:

Você me adorou em vão. Já pensou gastar a vida inteira em vão?

Por isso é fundamental, é necessário examinar a Bíblia. Hoje em dia nos temos visto as religiões modernas, que não tem compromisso com a verdade, as meretrizes são todas as igrejas que se encaixam aqui.

A Bíblia deixa bem claro quais são as meretrizes, são as que honram a Deus somente com os lábios.

O versículo 9 diz: Em vão me adoram, ensinando doutrinas que são ensinamentos de homens. Vou dar um exemplo aqui que vai funcionar como um teste.

Você já foi batizado quando criança? Agora me responda: Está na Bíblia o batismo de criança? Não. Não está na Bíblia? Então porque nos batizaram?

Agora eu pergunto: É doutrina de Deus ou de homens. De homens. Então agora que você se batizou quando criança tem que ser batizado de novo. Porque biblicamente esta pessoa não está batizada, ou está? Quer outro exemplo?

Tem igreja que diz que mulher que faz depilação não entra no Céu. É mandamento de Deus ou de homens? Homens.

Há muita coisa que eu nem vou falar porque são absurdas. Tem igrejas que diz que a mulher que corta as pontas dos cabelos, o diabo pega as pontas e leva para o inferno e coloca numa prateleira e escreve o nome dela e quando a pessoa morrer vai para lá. É um absurdo.

A Bíblia não disse isso: Assim não. A Bíblia fala diferente. Quer outra:

Alguns dizem que o Domingo é o dia do Senhor. Já ouviram falar isso? Agora dizem que o Domingo é o dia do Espírito Santo. O Domingo é o dia do Senhor, está na Bíblia isso? Não. É um mandamento de Deus ou dos homens? Dos homens.

As igrejas têm doutrinas de homens e não de Deus. E tem muito mais coisas.

Algumas pessoas não querem fazer este curso porque acha que a gente fala muito aberto, muito pesado.

Quando eu lia a Bíblia eu via escrito assim: Falsos profetas.

Eu pensava que isso ia surgir só lá para o ano três mil, mas isto está acontecendo agora. E a gente dá uns exemplos bem atuais para as pessoas verem como as coisas estão acontecendo diante de nossos olhos.

Veja o que dizem por ai: Você está desempregado? É um demônio que está em você. Tudo é um demônio. Seu casamento não vai bem é porque um demônio que está lá, fizeram uma macumba. Então vão as igrejas e colocam a mão na cabeça da pessoa, mexem para lá, dão um grito e falam que está liberto.

Vejam que coisa absurda, que ignorância. Uma mulher estava com dor no estômago. A o pastor disse: É um demônio que está no seu estômago, ai colocou a mão no estômago da mulher e orou e disse: A senhora está curada, o demônio saiu do seu estômago agora. Para fazer um teste a senhora vai para casa e amanhã coma uma feijoada para ver que está boa, e amanhã mesmo venha dar o testemunho.

Uma ignorância, idéias humanas. Pastores que fazem de tudo para atrair as multidões. Fazem de tudo para explorar o povo e sabem o que mais? Enfiar a mão no bolso.

As meretrizes que são prostitutas iguais a mãe. A Bíblia diz: Em vão me adoram, em vão me adoram. Levantam a mão pedindo o Espírito Santo e ficam com as mãos levantadas pedindo o Espírito Santo. Como se o Espírito Santo fosse uma energia, como se fosse um raio que desce e diz: Agora eu tenho o Espírito Santo.

Quem foi o cidadão que inventou isso?

Mateus 15:13 e 14 – Sabe que plantas são estas? Podemos dizer que são duas coisas – Primeiro é o joio e a Segunda são os ensinamentos de homens que um dia vão ser arrancados, um dia todas são jogadas por terra. Toda planta que Deus não plantou será arrancada.

Agora outra coisa: Deixai-a, ou seja, não vá mexer pois Eu que vou arrancar. Nem você, nem eu. Verso 14. São o que?

São cegos. Espera ai!!! Ai está o problema. Aqui diz que são cegos guiando cego. Além de ser cego ele é guia, líder. Isto significa que o ministro cego guia outro cego, mas cairão ambos num barranco, num buraco, numa cova.

A questão não é ser cego, a questão é que é guia de cego. Tem cego e o guia cego. Você já viu um cego guiando outro cego? É uma coisa até triste. Agora imagine cego espiritualmente. A cegueira espiritual é pior ainda.

Agora como que um pastor que não guarda os mandamentos de Deus, como é que ele pode ministrar? Como é que ele pode curar uma pessoa? Se a Bíblia diz que quem tropeçar em um mandamento tropeça em todos.

Tem mãe e tem filhas. Agora nós começamos a entender o seguinte: A Bíblia diz que só existem dois caminhos, um certo e outro errado. Agora? Quantas igrejas têm?

Uma. Verdadeira só tem uma. Só existem dois caminhos. E só existem duas igrejas no Apocalipse, e estas são as do capítulo 12 e do capítulo 17. Só que a falsa é mãe e por ser mãe tem filhos, a Bíblia fala de meretrizes no plural, é mais do que uma, quantas? Não sabemos, meretrizes são muitas.

Agora são só dois caminhos. E há somente uma igreja verdadeira e uma falsa.

Há uma série de igrejas que estão no mesmo caminho da mãe e que o cordão umbilical não foi devidamente cortado. E que em breve estarão 100% unidas, haverá uma total união.

União só existe no ecumenismo, é um fato real, já estão unidos, só existem alguns pontos em que eles estão se acertando, a união já existe. Hoje você olha para um pastor e você olha para um padre e quase já não há diferença. Os dois falam línguas estranhas, os dois expulsam demônios, os dois dançam no púlpito, os dois pregam a Bíblia. Agora a igreja romana instituiu o carismátismo que não é nada mais que o pentecostalismo dentro da igreja.

E logo estarão unidos, não unidos debaixo do mesmo teto. Estarão unidos na forma de crer, na forma de apresentar a mesma mensagem. Antigamente a igreja romana benzia com água, eu não sei se você se lembra disso, lembra? Tem Domingo de ramos, que colocavam atrás da porta um ramo, não tinha isto?

Tinha rosa, hoje não tem com tanta freqüência, mas ainda tem.

Hoje os crentes evangélicos estão fazendo isso. É a rosa ungida, água ungida, eles estão se estreitando e ficando mais forte. Mas o ponto mais forte é a união doutrinária, este é o ponto mais forte.

Nos próximos estudos nós vamos estudar aqui sobre a Besta e o número 666 e também sobre a Segunda besta do apocalipse 13 e a união das igrejas. Será um estudo emocionante. Ficará claro.

O capítulo 15 deixou muito claro, mas vamos ler Mateus 7:15 e depois 21-23.

Acautelai-vos dos falsos profetas, parecem ovelhas, mas são lobos.

Verso 22 muitos ou poucos. Impressionante. Só que ninguém vai assumir que a sua igreja está aqui. Se você perguntar: Sua igreja está aqui? Ele vai dizer Não. Pode perguntar uma por uma. Veja que o texto fala claramente.

Os falsos profetas vêm disfarçado de ovelha, mas são lobos. O texto é muito claro. Veja o verso 22.

Senhor, Senhor por ventura não temos profetizado em teu nome. As igrejas Pentecostais e evangélicas dizem que profetizam, que tem o Dom de profetizar e de revelação, está aqui de maneira clara. Tem muita gente por ai, profetizando, tendo revelações, profecias.

Veja lá e em teu nome não expulsamos demônios e em teu nome não fizemos muitos milagres?

Uma pessoa tinha uma enxaqueca ou uma dor de cabeça ou um tumor e as pessoas foram curadas numa dessas igrejas ai. Chega para ela e diz que o caminho que ela está é errado e você vai ver uma coisa.

Ela não aceita e fica chateada com você. Ela diz: Eu não quero nem saber, eu só quero saber que eu estava doente e agora estou curada, o que eu sei é que estava desempregado e agora estou trabalhando.

Eu sei é que antes eu era empregado, agora eu sou gerente de loja. Você pode mostrar na Bíblia: isto aqui está certo e isto está errado. Ela lê, mas não sai dela. Vê que lá não está de acordo com a Bíblia, mas diz não me interessa.

Você pode mostrar toda a verdade que ela não aceita.

A estratégia do diabo é esta. Fazer grandes milagres, grandes enganos para enganar as pessoas.

Para saber mais sobre este assunto, clique aqui.

Clique para retornar ao incio do artigo

9ª Parte> AVANÇAR >>

Clique para retornar a capa de abertura do site

 Clique para retornar a capa de abertura do site
 


Internet Bereanos