Irmão Aparecido da ABA-lei, conta suas impressões em resumo sobre a palestra do Dr. Henderson Velten em Poá, que saiu em defesa da doutrina adventista sobre as 2300 tardes e manhãs e o juízo investigativo.

Obs: Veja ao final deste artigo o link para as respostas enviadas.

As palestras ministradas pelo irmão Henderson H. L. Velten (membro da IASD de Vila Velha/ES), abordaram os temas das 2300 Tardes e Manhãs (Daniel 8:14) e do Juízo Investigativo, sendo que as datas foram analisadas pela Astronomia.

Na palestra ministrada pelo irmão Henderson, compareceram cerca de 60 pessoa, e entre eles, estiveram presentes os irmãos: Rogério Buzzi (Curitiba/PR) e Prof. Eloy A. Vargas (Ferraz Vasconcelos/SP) que fizeram perguntas ao palestrante.

   

Rogério Buzzi (Ministério 4Anjos a esquerda)
Eloy Arraes Vargas (Comissão Diretiva da ABALei a direita)

A muito tempo ouvimos que a doutrina do Santuário é o pilar da fé adventista, mas com tristeza temos notado que quase a totalidade dos membros da IASD e do Movimento Leigo, este constituído em sua maioria por membros excluídos da IASD, não sabem explicar esse pilar de sua fé. Com mais tristeza, ainda, vimos que alguns creem naquilo que nem sabem explicar.


Silas Jakel ( Diretor de Publicacões e Literatura da ABALei)

O irmão Henderson esteve em SP, no sábado passado, a convite do irmão Silas Jakel para auxiliar nesta deficiência.

A noite, após o por-do-sol, foi servido um lanche composto de pão integral, sucos e frutas.

2300 TARDES E MANHÃS - UMA RECOMENDAÇÃO OPORTUNA

Irmãos,

Nas últimas viagens que temos empreendido, temos visto e ouvido, em todos os lugares que passamos, muitos questionamentos e ataques a doutrina das 2300 Tardes e Manhãs e do Juízo Investigativo, doutrinas estas consideradas, como já dissemos, o Pilar da Fé do povo do advento. Com tristeza, vimos que os ataques são feito de forma desordenada e com argumentações inconclusivas.


Irmão Aparecido J. Souza (ABALei)

Concluímos que a melhor forma de resolvermos o problema é estudarmos , sem medo, mas com responsábilidade, a doutrina do Santuário e do Juízo Investigativo, a luz da Palavra de Deus. Uma certeza poderemos ter VERDADE SERÁ SEMPRE VERDADE.

A intolerância de ambos os lados, dos que creem e dos que descreem, deve desaparecer de nosso meio, e o Espírito de Deus deve tomar o domínio de nossas mentes. Que adianta sabermos a verdade se ao propagá-la utilizarmos os métodos de Satanás?

Os que jugam ter a verdade, apresente-a com amor e mansidão a aqueles que julgam estar em erro, e com oracão suplicante rogue a Deus para que a verdade lhes chegue ao entendimento. Estejam prontos também a ouvir as contra-razões dos irmãos discordantes. Com estudo, mansidão, domínio próprio, oracão e súplica, chegaremos a unidade pelo pleno entendimento da verdade no tocante a esses importantes temas.

No período em que os temas estão em estudo, não permitam que irmãos desordenados falem mal da posicão e ou entendimento contrário de outros irmãos, semeando assim discórdia e desunião entre nós. Não há mal algum em estudarmos a Palavra de Deus, também, no tocante a esses temas.

Jesus Cristo disse:

"Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna e são elas que dão testemunho de mim"- João 5:39

"Se alguém quiser fazer a vontade de Deus, há de saber se a [doutrina] é dele, ou se eu falo por mim mesmo." - João 7:17

O Espírito de Profecia declara:

As opiniões de vossos companheiros vos podem ser de valor, mas não deveis confiar nelas, sem ter vossas próprias e definidas idéias. Deveis examinar as verdades que fostes levados a crer, até vos certificardes de que não contêm defeito algum. Perdeis muito quando não levais à lei e ao testemunho cada ponto da fé a que vos apegais, pois não vedes nem apreciais a verdade como é. – CSES, 33

"Mas Deus terá sobre a Terra um povo que mantenha a Bíblia, e a Bíblia só, como norma de todas as doutrinas e base de todas as reformas. As opiniões de homens ilustrados, as deduções da ciência, os credos ou decisões dos concílios eclesiásticos, tão numerosos e discordantes como são as igrejas que representam, a voz da maioria - nenhuma destas coisas, nem todas em conjunto, deveriam considerar-se como prova em favor ou contra qualquer ponto de fé religiosa. Antes de aceitar qualquer doutrina ou preceito, devemos pedir em seu apoio um claro - "Assim diz o Senhor". – GC, 595

Tenham em mente irmãos

"... Deus terá sobre a Terra um povo que mantenha a Bíblia, e a Bíblia só, como norma de todas as doutrinas e base de todas as reformas. . . Antes de aceitar qualquer doutrina ou preceito, devemos pedir em seu apoio um claro - "Assim diz o Senhor". – GC, 595

Em breve, esperamos promover uma reunião entre as comunidades leigas para que tais temas sejam apreciados a Luz da Palavra de Deus e decisões sejam tomadas.

A ABALei reafirma que mantém a doutrina como está formulada até que haja, mediante acurado estudo da Palavra de Deus, voto em contrário da Convencão das Comunidades Leigas Adventista.


Aparecido José de Souza
Associação Brasileira dos Adventistas Leigos - ABALEI

Para saber mais sobre o assunto acesse o seguinte link:

Finalmente saiu a resposta e a contra-resposta para as 06 questões que tratam da doutrina adventista sobre o Santuário e o Juízo Investigativo

 Retornar a principal

Clique para retornar a capa de abertura do site

 


Internet Bereanos