‘Imagens e Esculturas’ 

Inauguradas na Sede da Associação Geral dos Adventistas do 7º Dia

"Não farás para ti imagemde escultura,"                                                 imagem2.jpg (26452 bytes)

Diz o texto bíblico. E a ordem  divina não deixa dúvida de que o mandamento proíbe a confecção de imagens tridimensionais da divindade. "Não farás" e ponto final. Apesar disso, em 30 de agosto de 2000, houve cânticos, solos instrumentais e orações diante de uma imagem de escultura, na capela da Conferência Geral dos Adventistas do Sétimo-Dia em Silver Spring, Maryland, EUA. 

Um culto solene em adoração a “Jesus”, simbolizado por uma imagem feita de barro ou gesso! Não importa o material e é irrelevante discutir se era "adoração" ou "veneração". O fato é que, naquele culto adventista, realizado na capela da sede mundial da igreja, uma imagem de escultura ocupava o lugar de Jesus. Eu, Ennis Meier, estive lá e as fotos que ilustram este texto comprovam o que digo.

A solenidade que presenciei com uma máquina fotográfica digital começou às 7h30 da noite da quarta-feira, dia 30 de agosto, no salão nobre da Conferência Geral em Silver Spring, Maryland. 

À entrada, senhoritas uniformizadas distribuíam cartões e folhetos coloridos de magnífica qualidade gráfica, com imagens das esculturas à frente e, no verso, o logotipo oficial da igreja.

 

 

 

 

A reunião durou cerca de 45 minutos. Houve música, canto e descrição de fatos relacionados com a vida de Jesus. 

 

 

 

 

Eu estava registrando a inauguração das esculturas da Volta de Cristo, apresentadas à igreja mundial em Toronto e, a partir de agora, instaladas na sede mundial de nossa igreja.

 

 

O escultor Victor Issa, autor das esculturas, alterava as feições de um suposto busto Jesus Cristo. Para que todos pudessem ver melhor, as cenas foram ampliadas através da projeção em um telão. Soube que uma apresentação semelhante foi feita durante o dia para os pastores, administradores e funcionários da Conferência Geral.   

 

Enquanto o artista mudava as expressões da fisionomia da imagem de Jesus, de modo solene e ao som de música sacra, descreviam-se fatos sobre a vida de Jesus.

 

 

 

 

Uma coroa de espinhos foi colocada sobre a cabeça de Jesus. (Infelizmente, a iluminação era pobre e a distância inapropriada para o uso de flash.)  

 

 

 

 

 

Finalmente o artista mudou as feições de sofrimento para alegria e colocou uma coroa dourada sobre a imagem!

 

 

 

 

imagem7.jpg (21525 bytes)

  Tradução:

"Para o Ennis, no amor de Deus." Victor Issa

Aqui o leitor pode ver o logotipo oficial da Iasd.  

 

 

 

Não havia mais do que 250 pessoas num auditório em que é possível acomodar mais de mil. A reunião terminou com um hino de louvor cantado pela congregação e uma oração. Ninguém se ajoelhou perante as imagens, porém a apresentação solene, com cânticos, música e oração, tendo como foco exclusivo o busto tridimensional de Jesus Cristo, torna fora de questão a atitude de venerar. Para mim não há dúvidas, foi, no mínimo, veneração e muito bem caracterizada.

Sei que, no passado, Deus deu ordens específicas para incluírem querubins (imagens de anjos) no propiciatório sobre a arca da aliança na construção do santuário. Mas o mesmo Deus, em algumas ocasiões, mandou também destruir nações inteiras, inclusive crianças, e não nos sentimos autorizados a fazer o mesmo por causa dessa aparente permissão. Nenhuma dessas ordens posteriores a entrega da lei no Sinai diminui ou constitui argumento aceitável para justificar a desatenção ao segundo e ao sexto mandamentos do decálogo. -- Ennis Meier, do Www.Alvorada.Net

Clique para retornar a capa de abertura do site

Clique para retornar a capa de abertura do site

 


Internet Bereanos